Total de visualizações de página

terça-feira, 21 de junho de 2011

O Police brasileiro

   Estive escutando muito Paralamas do Sucesso ultimamente, e não pude deixar de notar a semelhança deles com a banda britânica The Police. Ambas contam com uma linha de bateria eletrizante, que deixa qualquer um, leigo ou não, impressinado, contam também com uma linha de baixo cheia de pausas, fazendo uma ligação perfeita entre a bateria, mais especificamente o bumbo, e a linha de guitarra, que é simples, com um toque de reggae, que pode ser captada pelos acordes tocados de baixo para cima, dando um som bem agudo.
   As influências de Andy Summers ainda vão mais longe, nos efeitos de som. Eco, chorus, típicos do guitarrista do The Police são facilmente percebidos ao longo das músicas dos Paralamas do Sucesso.
   Herbert Vianna se assemelha ao Sting, não nos vocais, uma vez que o britânico canta em tons mais altos, agudos, e o vocalista dos Paralamas se mantém em um tom mais mediano, porém eles se assemelham no fato de terem letras fortes, apesar de curtas. Isso pode ser percebido na música "Lanterna dos Afogados", quando se trata dos brasileiros, ou, se pensarmos em The Police, na música "Canary in a Coalmine".
     Bi Ribeiro é, obviamente, influenciado pelo Sting, quando se trata das linhas de baixo, cheias de pausas, notas geralmente duplas, e como dito antes, ligando perfeitamente a bateria e a guitarra.
   João Barone, o baterista do Paralamas do Sucesso é um clone perfeito do inglês Stewart Copeland. O modo de segurar a baqueta, o uso abusivo da caixa e do chimbal em suas composições, a roupa. Não tem um aspecto no qual eles se diferenciem musicalmente, sendo ambos geniais.
   Com composições elaboradas quando todos os instrumentos são tocados juntos, e simples, se estes são separados, ambas as bandas são absolutamente consagradas, sendo em cenário nacional ou mundial, grandes ídolos, mestres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário