Meus caros, há exatos 69 anos nascia ele. O ídolo. O mestre. Sir James Paul McCartney. Este baixista, cantor, e principalmente, compositor que até hoje é idolatrado tanto por causa de sua carreira com os Beatles quanto graças à seus sucessos solo.
Entre as principais canções compostas por Paul McCartney se encontram: Ebony and Ivory, que foi feita com o famoso músico Stevie Wonder. A música, só pelo título, já deixa claro que o assunto é preconceito racial. Ao longo da letra, Paul cita que, se no piano dele, ébano e marfim (Ebony and Ivory) podem viver juntos em perfeita harmonia, porque é que as pessoas com as cores branca e negra não podem ? Além do exemplo das teclas do piano, ele cita também que ninguém reclama do fato de ele fazer uma música com um negro, mas pessoas "comuns", ou seja, não-músicos não podem conviver em paz.
Ebony and Ivory foi só um sucesso composto por Paul McCartney em parceria com outros músicos, temos também a romântica canção "Say Say Say" produziado com Michael Jackson, e o famoso tema do 007, feita com a banda "The Wings", titulada "Live and let die".
O grande forte de tal músico sempre foram suas letras, obviamente acompanhadas de uma parte instrumental fascinante, e sua criatividade lírica se expressa muito bem na música "Blackbird" a qual ele compôs ao ver uma mulher negra apanhar apenas por estar do lado "branco" da calçada. O nome da música dialoga com a expressão "bird" usada na Inglaterra para fazer referência a mulheres, assim como aqui se usa a palavra "gata", então "Blackbird" é essa mulher negra. Na música ele faz referencia a diferentes tipos de liberdade, a de expressão, que é figurada pelo verbo "sing" (cantar), e a física, a qual a moça em questão não teve, e esta falta de justiça é representada pela gaiola do pássaro na música.
Claro, que Paul não foi sempre santinho, e apesar de ser o único Beatle a não usar LSD, compôs diversas músicas sobre drogas. Uma muito famosa é "Day Tripper" que ele mesmo fez, em um momento que os Beatles estavam sendo pressionados por um novo single. Então, diante da pressão e da situação em que eles viviam, ele se viu no direito de fazer uma leve brincadeira e escrever uma música sobre drogas.
Há exatos 69 anos. Gênio. Mestre. Ídolo. Único. Sir James Paul McCartney. Parabéns.
Nenhum comentário:
Postar um comentário